22 de janeiro de 2019

Ao longo desses 25 anos de experiência com Marcas, aprendemos que valor é construído diariamente, permeando todo o ecossistema, do negócio até à comunicação. Por isso, trabalhamos para provocar e desafiar Marcas a descobrirem seus propósitos, pois entendemos que o impacto positivo que isso gera no mundo é um grande drive de valor.

Pensando nisso, aqui seguem 4 pontos para chegar aos melhores resultados. Eles são aprofundados no Pi Index, nosso estudo sobre como as Marcas brasileiras estão surfando as Ondas do Branding.

SURFE TODAS AS ONDAS

Cada Onda tem suas particularidades e exige dedicação. Entregar bons produtos e serviços, criar valor para as pessoas e impactar o mundo de forma positiva são premissas para uma Marca de sucesso. Querer ganhar o mundo com causas incríveis sem entregar o básico não resolve. Cumpra todos os requisitos e mantenha-se nas três Ondas. Consistência é chave para evoluir.

PENSAR E FAZER É ESSENCIAL = METODOLOGIA

Usamos método em tudo o que fazemos. Na concepção da gestão de Marcas não poderia ser diferente. Tudo começa na estratégia, com definições fundamentais para entender o papel dessa Marca no mundo. Mas não adianta deixar essas definições no papel, certo? Aí que vem a execução, que é quando estabelecemos um planejamento para a Marca ganhar vida, com todas as suas implicações. Por fim, a implementação garante que cada detalhe seja colocado em prática, pensado e calculado para seguir a estratégia e a execução, mas no nível da ação. Resumindo: estratégia, execução e implementação. Três momentos distintos, sequenciais, e que contribuem para um resultado único.

BRAND ACTIVISM

Um Propósito claro e bem definido ajuda a escolher bandeiras. Os consumidores, cada vez mais, exigem que Marcas criem impacto positivo no mundo, pois, assim, eles também ajudam a transformar o mundo ao consumir essas Marcas. A questão é: com qual causa se associar? Siga seu Propósito. Aquilo que estiver associado com ele é o que irá engajar pessoas com o seu ecossistema. Por isso, trabalhe com essa relação. Não rola ser o chato nem o oportunista de causas que não se conectam com sua Marca.

FAÇA O QUE VOCÊ FALA

Se sua Marca faz uma promessa, faça o alinhamento com o seu Negócio e sua Comunicação. Só assim vai trabalhar de forma eficaz. Então, antes de comunicar um benefício, tenha certeza que seu produto ou serviço seja entregue com qualidade. Se o seu Propósito é impactante, confirme se seus canais estão divulgando ele de forma clara e correta, e se a sua estrutura reforça a cultura. No final do dia, fazer conta mais ponto do que só falar.

E você, está pronto para construir valor para a sua Marca?