BETÂNIA

Coragem que vem do leite

Identidade VisualMarca
BETÂNIA

DESAFIO

Criada em 1971, a Betânia se consolidou como a principal produtora de laticínios no Nordeste. Uma marca que contribuiu diretamente para o desenvolvimento da região, especialmente o Ceará, onde nasceu e é líder de mercado há anos.

Sua estratégia de crescimento foi baseada na expansão territorial por meio da aquisição de marcas locais de outros estados do Nordeste, no entanto a estratégia de comunicação era focada exclusivamente na marca Betânia

Esse cenário trouxe à tona desafios de negócio, marca e comunicação:

  • O portfólio da empresa com muitas marcas gerava valor para o ecossistema?
  • Como criar uma marca corporativa forte a partir da marca Betânia?
  • Como aprofundar o potencial da marca Betânia para conectar com o consumidor?

ESTRATÉGIA

Para destacar a marca em um segmento pautado por atributos como preço e qualidade, identificamos um caminho que só Betânia poderia se apropriar: a origem. Após entrevistas com executivos e clientes e uma profunda imersão no universo do povo nordestino, ficou claro que a conexão desta marca com o consumidor viria a partir da valorização da rica cultura local. Uma cultura de quem tem fé no trabalho, de quem valoriza a simplicidade como meio de gerar empatia, de quem é empreendedor por natureza e de quem enxerga a família como ponto de partida para lidar com as adversidades do dia a dia. Tudo isso resumido na essência desta marca: coragem que vem do leite.

PORTFÓLIO

Para responder aos outros desafios, identificamos que a estratégia de portfólio mais adequada seria focar os esforços em uma marca estratégica (Betânia) e uma marca de combate (Jaguaribe), ambas sob a coordenação de uma marca corporativa (Betânia Lácteos). Dessa forma, organizamos a oferta da empresa a partir de uma marca corporativa que já carrega no nome a especialidade dessa empresa, representada por duas marcas que atendem a públicos diferentes com mensagens diferentes, mas sempre gerando valor a partir de um propósito único: valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.

CASES RELACIONADOS

Ver todos →