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JOGA BOLA

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DESAFIO

A imagem da CBF precisava ser revitalizada, em todos os sentidos. Uma Marca desgastada, com percepções negativas e desconectada da sociedade e do seu público, especialmente de uma geração mais nova. Era necessário reconquistar a confiança das pessoas.

Com o objetivo de se consolidar como Marca fomentadora do futebol brasileiro, identificamos os seguintes desafios para o projeto de Branding da CBF, nas esferas de Marca, Negócio e Comunicação:

  • Criar um Propósito claro;
  • Trabalhar a Marca para que ela responda às ambições de futuro da CBF e tenha maior performance no digital;
  • Evoluir o ecossistema do futebol, engajando federações e clubes;
  • Avançar na internacionalização do futebol nacional de clubes;
  • Consolidar o movimento de transformação na gestão da CBF;
  • Melhorar a percepção da Marca CBF, que envolve uma comunicação proativa, próxima e digital, além de ampliar o conhecimento público sobre o trabalho da CBF que vai além das Seleções Brasileiras.

ESTRATÉGIA

Todo o processo foi conduzido em comitês de cocriação com o cliente, com time executivo da CBF e time executivo e criativo da agência alinhados na construção dessa história.

Passamos por um diagnóstico profundo e pesquisa com torcedores antes de definir as diretrizes estratégicas para essa Marca conseguir efetivamente ser a fomentadora do futebol brasileiro, com impacto positivo à sociedade.

Percebemos a necessidade de sair da “paixão” pelo futebol para o “amor”, aquele que cuida, quer ver bem e está disposto a construir uma relação sólida, mostrando que a CBF pensa o futebol muito além de uma partida de 90 minutos.

CRIAÇÃO

Criamos uma Marca versátil, com possibilidades de aplicações diversas, capaz de gerar novas oportunidades e relacionamentos mais próximos. Junto à Marca, criamos um universo visual e verbal proprietário, assim, levamos para o mundo o propósito da CBF, uma evolução da brasilidade, que fala sobre valores como talento, alegria, união, coragem, fé, ousadia. Mas que fala também sobre disciplina e competência.

Nossos assets visuais trazem expressões e momentos marcantes na nossa história e pessoas da vida real praticando o esporte que é para todos.

Mostramos respeito à Marca e à história, trazendo o novo, sem abrir mão do passado. Mantivemos a forma do escudo, assim como a cruz no centro. As faixas ganharam movimento e se expandem para criar novas conexões, expressando a ginga e superação, dentro e fora de campo. Os grafismos são inspirados na obra do artista brasileiro Athos Bulcão, criados a partir de fragmentos do formato do nosso escudo.

Nossas cores ganham mais força e intensidade, trazendo mais modernidade para a Marca nos meios digitais. A tipografia é composta por duas fontes desenvolvidas por brasileiros, o que reforça a nossa melhor brasilidade.

Na tagline, uma frase que sintetiza o que é o nosso futebol: joga bola. Somos convidativos e inclusivos, é o que usamos para identificar quem tem o talento no campo, o craque.

IMPLEMENTAÇÃO

A Marca se coloca como protagonista de um ecossistema engajado, vê o Brasil como sinônimo de talento e competência no futebol e entende que ser inovadora envolve também recuperar ativos do passado de forma emocional e engajadora.

Uma postura propositiva traz engajamento digital, entendendo a importância de criar uma central de conteúdo, ver imprensa e formadores de opinião como parceiros e construir uma comunicação estratégica com segmentação de seus públicos.

A CBF tem agora uma Marca pronta para se apresentar de forma mais consolidada internacionalmente. Essa mudança anda em paralelo ao novo momento dos negócios, com uma gestão que olha para frente, com mais compliance. Adota a postura de direcionar e propor as conversas com pautas positivas, se conectar com o público e, em última instância, entrar no mundo de forma diferente, mostrando a nossa melhor brasilidade.

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