CHAMEX

Para despertar a criatividade

Identidade VisualMarca
CHAMEX

DESAFIO

Chamex, criada em 1970 pela International Paper, é hoje a Marca Top of Mind e líder de mercado no segmento de papéis para imprimir e escrever no Brasil. Para acompanhar o movimento da companhia de atuar com o consumidor cada vez mais centrado em sua estratégia e manter a relevância de seu portfólio no dia a dia das pessoas, entendeu-se que seria fundamental desenvolver um posicionamento diferenciador e proprietário para a Marca, que contribuiria na definição de papéis claros para suas linhas de produtos.

ESTRATÉGIA

Durante o processo de diagnóstico, foi constatado que a categoria como um todo seguia algumas premissas que a distanciava do consumidor, como um discurso focado em atributos funcionais e um conceito de qualidade genérico. Neste cenário, entendeu-se que Chamex poderia estar à frente ao perceber que possuía em suas mãos o maior símbolo da criatividade: uma folha em branco. Dessa forma, a Marca incorporou como Propósito despertar a criatividade das pessoas, empresas e escolas, e buscando acabar com a ideia de que criatividade é um dom para poucos.

CRIAÇÃO

Para o desenvolvimento da nova Marca e seu Universo Visual, partiu-se da ideia de que a criatividade é inerente em vários momentos da nossa vida, seja para criar soluções, resolver problemas ou imaginar aquilo que ainda não existe. Criamos uma Marca amigável e próxima, apoiada por um universo de pontos que representa a folha de papel: uma plataforma aberta onde, independentemente da idade ou ocasião, basta ligar os pontos e começar a criar.

Chamequinho, a submarca com um histórico emocional com os consumidores, não pode ficar de fora dessa mudança. Adotando o mesmo Propósito da Marca-mãe, desdobrou a Identidade Visual para um contexto infantil com a transformação do personagem Chamequinho para gerar identificação com essa geração de crianças, ganhando vida, movimento e se tornando parte da experiência da Marca.

IMPLEMENTAÇÃO

A Identidade Visual da Marca foi desdobrada nas embalagens de suas linhas de produto. Em uma pesquisa quantitativa realizada com pessoas de todas as regiões do Brasil, 73% dos entrevistados concordaram que as novas embalagens chamam mais a atenção para a Marca e 64% que ela está alinhada ao Propósito de despertar a criatividade das pessoas. Essa nova “cara”, além de ser aplicada facilmente nos materiais de comunicação da Marca, cumpre o papel de reforçar o posicionamento e o Propósito de Chamex pelos próximos anos.

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