ENAUTA

Energia é o nosso norte

ComunicaçãoMarca
ENAUTA

DESAFIO

Com o olhar no cenário mundial, nas demandas da sociedade e a vontade de mirar no futuro, recebemos da QGEP – Queiroz Galvão Exploração e Produção – o desafio de criar a sua nova estratégia de Branding, alinhando Marca, Negócio e Comunicação. Para isso, o projeto respondeu a três perguntas:

• Como a Marca da empresa pode potencializar o negócio e criar novas associações sem perder a credibilidade conquistada ao longo dos anos?

• Considerando as mudanças no mercado de Óleo & Gás no Brasil e no mundo, qual a estratégia de negócios que garante a sustentabilidade da QGEP?

• Como estabelecer um relacionamento com os públicos de interesse de forma a ganhar relevância e lembrança de Marca em um mercado B2B?

ESTRATÉGIA

Foram entrevistados executivos, parceiros estratégicos, clientes e também líderes de comunidades locais onde a empresa atua. Fizemos um estudo profundo da concorrência e benchmarks. A estratégia de Branding foi pautada no desafio de negócios da empresa, que expande o posicionamento do segmento de Óleo & Gás para o de Energia.

Para isso, estabelecemos como diretrizes estratégicas um novo nome e Marca para um novo momento, com posicionamento estratégico no ecossistema.

CRIAÇÃO

O trabalho foi desenvolvido em completa colaboração entre cliente e agência, onde o time da QGEP – presidente, membros do conselho e executivos – e o da agência – CEO, executivos, estrategistas e criativos – reposicionaram a Marca, com um novo nome: Enauta.

Inspirados nos argonautas, criamos os navegadores de energia. É um nome diferenciado e reforça os atributos da Marca, apontando para o futuro.

O logo, inspirado em bandeiras náuticas, traz a cor laranja como uma referência da Marca de origem do Grupo Queiroz Galvão, assim como as três linhas. A nova cor verde/azulada reflete o mar e o compromisso com a sustentabilidade.

“Desbravar o universo da energia” é o novo propósito para Enauta reforçando seu compromisso frente ao mercado de energia no Brasil e no mundo.

Reforçamos os seus diferencias, já construídos no segmento de Óleo & Gás, para refletir o novo momento. A nova Marca cria associações relacionadas à coragem e à expertise que refletiu o caminho de sucesso na exploração e produção de ativos nos últimos 20 anos, além de reforçar o comprometimento histórico com ações de sustentabilidade.

IMPLEMENTAÇÃO

A Marca ganha vida com um novo nome, universos visual e verbal. Atuando fortemente no compromisso de virada da Marca para os diversos públicos – público interno, parceiros e investidores – com desenvolvimento de guia de branding e sinalização, desenvolvemos também a campanha de lançamento.

Assim, reforçamos a intenção da Marca de seguir em busca da energia que o mundo precisa e também o sentimento de uma empresa que é expert no território brasileiro e que acredita no poder dos novos começos.

CASES RELACIONADOS

Ver todos →