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MEGAMATTE

Como solucionar um problema de negócio em 5 dias?

Design de ServiçosUX
MEGAMATTE

DESAFIO

A Megamatte atua no mercado desde de 1994 e hoje possui mais de 130 lojas, em sua grande maioria no Rio de Janeiro. Com planos de crescer ainda mais nos próximos anos, a empresa enfrentava um desafio comum à maioria das redes de franquias: ter consistência na entrega de projetos e iniciativas em toda a cadeia Megamatte.

ESTRATÉGIA

Em um workshop de cinco dias, nos moldes da metodologia de Design Sprint, cocriamos junto ao time Megamatte soluções a serem implementadas a curto e longo prazo. Para cada solução, um protótipo foi desenvolvido e testado com usuários reais (franqueados) nesse período.

 

5 dias de trabalho,
1 grande desafio:

 

Criar uma estrutura que permita a implementação consistente de qualquer projeto ao longo da cadeia de franquias Megamatte.

 

Após esses intensos dias de trabalho, a equipe Ana Couto seguiu acompanhando a implementação dos projetos pelos times Megamatte em reuniões de mentoria quinzenais. Seguindo os processos de metodologia ágil, orientamos o uso de ferramentas de Design de Serviços e a execução dos projetos com o olhar centrado no usuário.

RESULTADOS

 

Os cinco dias de Design Sprint da Megamatte foram além do seu objetivo. A grande mudança foi no mindset e na forma de trabalhar do time. Os participantes não só geraram projetos e encontraram respostas para suas perguntas iniciais, como também aprenderam o caminho para investigar um problema, idear e testar soluções. Tudo isso colocando o usuário no centro – seja ele o consumidor final ou o franqueado – para entregar valor em menos tempo e com menor custo, produzindo MVP’s (Minimum Viable Products) que possam ser implementados e testados com agilidade.



5

Dias de trabalho

5

Soluções criadas

3

Protótipos desenvolvidos e testados

+10

Testes com usuários

 

 

“Começamos com energizers e terminamos com projetos. Foi pra nós uma capacitação, um momento para nos aprofundar na jornada do nosso público e com isso definir um foco para a equipe: resolver as dores e melhorar a experiência dele.”

 

Júlio Monteiro, Diretor Executivo Megamatte

 

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