19 de fevereiro de 2020

O mundo VUCA está mais real e intenso do que nunca. Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, o acrônimo ganha vida quando acompanhamos as notícias, a trajetória de empresas – que crescem, desaparecem e mudam de rumo a velocidades cada vez mais impressionantes – e também quando passamos a nos responsabilizar pelas nossas escolhas de consumo.

Que papéis pessoas e Marcas devem desempenhar hoje para construir um amanhã melhor? Já parou para pensar o que você, com o seu talento, aquilo que o faz único, pode fazer para impactar positivamente o mundo? Mais do que uma provocação, essas perguntas são fundamentais para colocarmos o propósito na prática – o que vale tanto para pessoas quanto para negócios. Não é à toa que falamos tanto dele por aqui. Propósito é a chave para o encontro perfeito entre a sustentabilidade do negócio e a transformação positiva no ecossistema.

Aqui, fazemos isso ao construir estratégias de Branding usando o framework das Ondas do Branding. Através dele, posicionamos as organizações nas esferas de Marca, Negócio e Comunicação, de forma alinhada, entendendo que ela precisa surfar bem as três ondas para construir valor de verdade. Ou seja, na prática, Marcas precisam oferecer um bom produto ou serviço e, ao mesmo tempo, garantir uma conexão emocional com os seus stakeholders e gerir um ecossistema de valor. Tudo isso permeado por um propósito verdadeiro. Para isso, ele precisa ser mais do que uma frase bonita. Propósito é ação.

Já tem uma série de projetos e iniciativas realmente transformando o mundo, a começar pelo nosso país. Um deles é o Design Meets Fa.vela, do Gustavo Greco, em parceria com a aceleradora Fa.vela, de Belo Horizonte, que une designers a empreendedores de comunidades de baixa renda para criar Marcas para seus negócios. Outro exemplo é o Dadivar, “conjunto de iniciativas sociais que tem como missão fomentar a cultura de doação e o investimento social no Brasil”. O instituto acredita na soma, em ecossistema e em mudança de comportamento para transformações reais, com impacto.

Do nosso lado, temos o propósito de desafiar pessoas e organizações a crescerem a partir de seus propósitos. E uma forma de materializá-lo é através do PI_RA, nosso aquário que junta o time da Ana Couto e da LAJE, convidados e público para uma conversa horizontal sobre temas que movem as Marcas orientadas por Propósito e Inovação.

No próximo PI_RA, que acontece no Rio de Janeiro, dia 26/03, vamos falar sobre estratégia e valor orientados por propósito. O host dessa edição é Mauro Ventura, jornalista e diretor de impacto social do Dadivar, e os convidados serão Gustavo Greco, sócio e diretor de criação do Greco Design e cofundador do premiado projeto Design Meets Fa.vela, e Ana Couto, nossa CEO. Mais convidados serão confirmados em breve.

Ingressos disponíveis aqui. Venha para o aquário com a gente.