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GNT

Vem pra conversa

Comunicação
GNT

DESAFIO

Desde que fizemos a estratégia de marca para GNT, em 2018, o mundo passou por imensas mudanças: ficamos meses em distanciamento social, remodelamos a maneira de nos relacionarmos uns com os outros, a maneira em que vivemos em nossa casa foi transformada, além de percebermos muitas opiniões e polarizações, mas quase nenhum diálogo. Todo esse cenário de transformações expôs como a marca estava distante de alguns de seus públicos de interesse e, a partir disso, recebemos a missão de atualizar o posicionamento “Gente inspira GNT” para o ano de 2022, mantendo seu DNA inspirador, e buscando se conectar com ainda mais gente.

ESTRATÉGIA

Para traçar o caminho a ser seguido a partir desse desafio, tivemos uma etapa extensa de diagnóstico, com dois encontros com o time GNT, buscando compreender como a marca estava naquele momento, suas fortalezas e que tipo de mudanças o time gostaria de provocar nos próximos anos, não só em GNT, mas também na sociedade. Também conversamos com especialistas de grupos de pessoas negras, mulheres 35-59 anos e com a população LGBTQIA+, que compartilharam suas percepções da marca e inspiraram direcionais de atitude e postura para GNT, nos ajudando também a compreender a distância que existia entre as ações da marca e como ela era efetivamente compreendida. Já com o olhar mais nítido após todas essas conversas, mergulhamos em materiais internos de GNT e também em estudos de mídia, que foram fundamentais para traçarmos um panorama de tendências do mercado e como elas poderiam ser incorporadas pela marca.

Com base em todo esse aprofundamento, entendemos que GNT é espaço de debates, trocas, inspiração e aprendizado, uma marca leve e cheia de empatia para abordar também assuntos complexos, conectando-se a cada pessoa; e também que é uma marca cross-plataforma, que está onde o seu público está, com conteúdo que reverbera em novas discussões e com territórios muito bem definidos: casa, comida e diálogo. Apesar de toda essa potência, a marca estava se apresentando de maneira fragmentada relação aos seus diferentes temas, e percebemos que ela poderia ser mais diversa e inclusiva, trazendo mais ‘Brasis’ para a sua comunicação. Se GNT fala de gente, toda essa gente deve estar no GNT.

Como mais um passo em direção a essas mudanças, definimos que era necessário revisar o propósito da marca: “Inspirar e transformar o mundo pelas histórias das pessoas” se tornou “Abrir conversas e potencializar histórias de pessoas que inspiram e transformam”, trazendo as pessoas para o centro e destacando o poder das boas conversas, que é o principal talento de GNT.

CRIAÇÃO

Depois de uma jornada de muita escuta, trocas e aprendizados com pessoas de dentro e fora do GNT, o direcional era claro: precisávamos destacar o potencial de GNT de gerar diálogos em sua comunicação, e deixar claro que abrimos as portas para incluir todos nessa discussão. Assim definimos a brand idea ˜Vem pra conversa”, um convite para que todos se sintam acolhidos no diálogo, que deve sempre vir das mais variadas vozes. E conversa boa engaja, faz refletir, rir, e até emociona.

Do “que bom que você veio, vou botar mais água no feijão” até o “puxe uma cadeira, vai um café?”, as conversas estão presentes dentro de casa, em todos os cômodos, e acontecem também em torno da mesa, dentro da cozinha, sempre saboreando uma boa comida. Decidimos, então, que “Vem pra conversa” deveria conectar todos os territórios da marca, e que o convite à participação do público deveria estar em todos os pontos de contato, para garantir que as conversas se expandam para além da programação, tomando forma no cotidiano dos brasileiros.

Já inspirados pela nova brand idea, fizemos um exercício com o time GNT para ajudá-los a trazer o “Vem pra conversa” para os temas estratégicos de 2022, como o verão e o mês da mulher, e posteriormente apresentamos toda a trajetória e o que construímos ao time GNT completo, num workshop de disseminação com mais de 100 pessoas. O resultado foi um projeto colaborativo, desdobrado pelo GNT nas mais diversas peças de comunicação e também perceptível na programação, ainda mais focada em abrir diálogos.

FICHA TÉCNICA

LIDERANÇA ESTRATÉGICA:
Ana Couto – CEO

TIME ESTRATÉGIA/PLANEJAMENTO:
Manuela Alcoforado – Gerente de Planejamento
Luísa Moura – Analista de Planejamento

TIME CRIAÇÃO:
Duda Hernández – Diretor de Criação/Redator
Fernando Contato – Direção de Arte

TIME MÍDIA:
Priscilla Menezes – Gerente de Mídia e Conexões

TIME GROWTH:
Luiz Felippe de A. Netto – Sócio-Diretor de Growth

TIME ATENDIMENTO:
Danielle Cambeses – Atendimento

TIME PARCEIRO:
Mayra Fonseca – Antropóloga
Luísa Estanislau – Suporte na pesquisa

TIME GNT:
Daniela Mignani – Diretora de Unidade Canais Globo – GNT, Viva e Modo Viagem
Fabiana Gabriel – Gerente Sênior de Marketing e Produtos e Serviços Digitais – GNT, Viva e Modo Viagem
Iara Poppe – Especialista de Marketing e Branding
Anna Cristina Almeida – Gerente de Marketing

*Todas as peças são produção e reprodução GNT.

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