Agência Ana Couto

EN
BUSCA
  • Quem Somos
  • Cases
  • TIP Insights
  • Laje
  • O Que Fazemos
  • Cursos
  • Vagas
  • Contato

expand menu

Coutoman

CLOSE
BUSCA
  • Quem Somos
  • Cases
  • TIP Insights
  • Laje
  • O Que Fazemos
  • Cursos
  • Vagas
  • Contato
EN

Rio de Janeiro | Praça Santos Dumont 80 - Gávea
CEP 22470 060 | T. 55 11 95942 3304
São Paulo | R. Mourato Coelho 1404 - Vila Madalena
CEP 05417 002 | T. 55 11 95942 3304
CASES   →   SENAI

SENAI

Como construir personas sem "achismo"?

Data Analytics●Design de Serviços●UX
SENAI

DESAFIO

O Departamento Nacional do SENAI possui o grande desafio de garantir o padrão de qualidade de ensino desejado em todas as suas unidades, espalhadas pelo território brasileiro.

Porém, essa busca por padronização envolve um desafio anterior: conhecer a fundo as necessidades, motivações e dificuldades dos profissionais da comunidade de gestão escolar, formada por: público interno, discentes, diretores, orientadores pedagógicos, entre outros.

Para adquirir esse conhecimento, o SENAI desejava ir além dos conceitos normalmente associados aos cargos escolares, baseando-se não em “achismos”, mas sim em pesquisas e dados qualitativos e quantitativos.

ESTRATÉGIA

Unindo ferramentas do Design de Serviços e de UX Research, realizamos visitas contextuais e entrevistas qualitativas para gerar hipóteses sobre os perfis de profissionais existentes.

Para validar essas hipóteses, aplicamos um questionário quantitativo a nível nacional, na base de colaboradores das escolas do SENAI, que obteve mais de 3 mil respostas.

Por fim, por meio de workshops co-criativos e análises de dados, consolidamos os aprendizados em nove Personas da comunidade escolar e mapeamos quatro características-chave presentes entre os colaboradores.

RESULTADOS

A visão das personas baseadas em características-chave e não apenas em cargos trouxe um entendimento mais profundo sobre o time das escolas, indo além do senso comum e das associações que são normalmente feitas às profissões ligadas à educação.

O material se tornou uma ferramenta orientadora para o Departamento Nacional na tomada de decisão e no planejamento de suas ações que têm como público a comunidade escolar e seus diferentes perfis de profissionais.

Pesquisa quanti com mais de 3 mil respostas em abrangência nacional

 

04

Escolas visitadas

 

02

Estados

 

+10

Entrevistas qualitativas

 

09

Personas feitas com dados qualitativos e quantitativos

 

 

 

“Acredito que a construção das personas foi fundamental para conhecermos melhor o perfil dos colaboradores das escolas e ter esses clientes sempre em mente. Agora, quando vamos pensar em um novo projeto, já imaginamos se será para o Sebastião, a Carol ou o Humberto.”

 

Mônica Mariano, Unidade de Educação Profissional Uniep

CASES RELACIONADOS

Ver todos →

PRÓ-FROTAS

  • Design de Serviços
  • ●
  • UX

MEGAMATTE

  • Design de Serviços
  • ●
  • UX

CAIXA SEGURADORA: DESIGN DE SERVIÇO

  • CX
  • ●
  • Design de Serviços
  • ●
  • Digital
  • ●
  • UX



Descubra o propósito da sua marca.

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.

RJ

Rio de Janeiro |   Praça Santos Dumont 80 - Gávea
CEP 22470 060 | T. 55 11 95942 3304

SP

São Paulo |   R. Mourato Coelho 1404 - Vila Madalena
CEP 05417 002 | T. 55 11 95942 3304

Coutoman

© Copyright - Agência Ana Couto.
Todos os direitos reservados. Política de Privacidade Ética e Compliance Vagas
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Linkedin
CLOSE