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DESAFIO

Criado em 1996, UOL foi o primeiro portal de internet no Brasil e quem conectou os brasileiros à internet. Do primeiro e-mail ao icônico bate-papo e notícias, UOL foi divisor de águas na vida digital de milhões de pessoas. Desde então, soube evoluir e reinventar seu negócio enquanto muitos de seus antigos concorrentes desapareceram.

UOL é, hoje, um negócio de sucesso consistente e com alta capacidade de inovação, mas que precisava reforçar a sua cultura de branding, o que criou dois grandes desafios de percepção de marca:

• Embora tenha portfólio robusto de marcas de conteúdo e de serviços digitais, uma pesquisa feita pela Kantar apontou que uma parte do público final não sabe que UOL é muito mais do que notícias.

• Além disso, apesar de ser reconhecida pela sua credibilidade, a marca do UOL precisava ser modernizada para acompanhar as grandes inovações pelas quais a companhia vem passando nos últimos anos.

Em um trabalho integrado com o time de marketing e design do UOL definimos a estratégia e cocriamos a revitalização da marca.

ESTRATÉGIA

Para evoluir o posicionamento de UOL, o ponto de partida foi valorizar sua origem e o papel que a marca desempenha diariamente na vida de milhões de pessoas. Assumimos, então, como propósito “Conectar cada brasileiro ao seu universo, informando, entretendo e facilitando a vida de cada um”.

Organizamos seu portfólio de produtos e marcas para espelhar esta lógica e evidenciar a amplitude do negócio. Desenvolvemos arquitetura para garantir que todas as marcas de conteúdo e serviços digitais tenham algum nível de sinergia e aportem valor para a marca-mãe ao mesmo tempo com elasticidade necessária para atuar em suas respectivas áreas.

Diante de concorrentes globais, UOL passa a se diferenciar das demais plataformas de conteúdo e serviços digitais por conhecer e representar tão bem o brasileiro na internet, com todas as suas peculiaridades.

CRIAÇÃO

A revitalização da marca e seu universo visual precisava dar conta de quatro premissas:

• Preservar seu reconhecimento;
• Melhorar sua performance nos pontos de contato, sobretudo os digitais;
• Ter sistema visual mais flexível que comporte sua amplitude de atuação e portfólio e
• Transmitir mais personalidade, rejuvenescendo sua imagem.

A partir disto, em cocriação com os times de marketing e design do UOL, evoluímos e simplificamos o símbolo, que representa o universo online da marca (de conteúdo e serviços digitais), preservando os matizes originais de amarelo, laranja e vermelho e acrescentando mais vibração. Além disso, suprimimos os contornos pretos que criavam ruído e prejudicavam a performance. No logotipo, trouxemos mais personalidade com as letras em caixa baixa e conectadas. Destaque para a circularidade da letra “O”, que interage com a marca e pode até trazer imagens.

Para reforçar o universo online, a marca e o universo visual e verbal comportam diversos conteúdos, interagem com contextos, expressam assuntos distintos. Valorizamos o projeto da tipografia proprietária do UOL e as imagens e universo verbal reforçam sua credibilidade, ao mesmo tempo em que evidenciam que UOL se orgulha de ser uma marca brasileiríssima.

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